Assembleia especial do Sínodo para a Amazônia

Assembleia especial do Sínodo para a Amazônia

SÍNODO PARA A AMAZÔNIA

A Assembleia especial do Sínodo dos bispos da região  pan-amazônica definida pelo Papa Francisco, se realizará em outubro de 2019 e terá como tema: Amazônia: novos caminhos para a igreja e para um ecologia integral.

Com base neste tema, se realizará pré-sínodos e assembleias temáticas em todos os países pan-amazônicos e toda a igreja latino-americana. A rede eclesial pan-Amazônica juntamente com outras entidades como a CLAR, Cáritas, comunidades religiosas  as próprias conferências episcopais, desenvolverá diversas iniciativas para promover e apoiar estes eventos.

A assembléia sinodal não se centrará apenas nos desafios pastorais apresentados na região pan-Amazônica. A igreja católica, também analisará aspectos sociais como o papel dos governos,  multinacionais, a corrupção e narcotráfico. “O tema a será tratado do ponto de vista eclesial e também civil, para englobar a todos”, antecipou o cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretario Geral do Sínodo dos bispos.

Refletimos o documento preparatório na versão popular : “Amazonía: Nuevos Caminos para La Iglesia y para uma Ecología Integral no VER: identidade e clamores da Igreja Pan-Amazônica; DISCERNIR: para uma conversão pastoral ecológica e ACTUAR: Novos caminhos para uma Igreja com rosto Amazônico.

Os questionários foram realizados pela REPAN via Cáritas nas comunidades urbanas e rurais antecedendo o encontro zonal que realizou-se nos dias vinte e quatro e vinte e cinco de outubro deste ano de dois mil e dezoito, na Paróquia Nossa Senhora do Pilar em Cobija, Pando – Bolívia. Sendo três municípios presentes: Cobija, Porvenir e Puerto Rico.

Irmã Rosângela Vieira

 

Share

Posts Recomendados