VOCAÇÃO

E você, já encontrou a sua?



ANIMAÇÃO VOCACIONAL

É um processo comunitário que leva a jovem a um discernimento pessoal, progressivo e contínuo, e é realizado junto à família e à comunidade social, com o objetivo de despertar sua opção por Jesus Cristo, a partir da compreensão do seu compromisso batismal.

O Serviço de Animação Vocacional na Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia. Antes de ingressar na congregação, é oferecido a jovem elementos e oportunidades para o despertar o cultivo e o discernimento vocacional. a fim de decidir-se sobre o chamado à Vida Religiosa Consagrada na congregação (cf. P.F.p.9).
Este acompanhamento se dá por meio de: encontros vocacionais, correspondências, visita à família e à comunidade eclesial , estágios vocacionais nas comunidades da congregação, leituras para conhecimento sobre a fundadora e a congregação.

VOCAÇÃO: O que é?

A palavra vocação vem do latim, vocatio = que significa chamado, que requer acolhida e resposta. é um convite que Deus faz a uma pessoa para realizar uma missão. A iniciativa do chamado é sempre de Deus e a resposta é da pessoa.

Para entendermos melhor o que é vocação, precisamos levar em conta alguns aspectos fundamentais e os vários tipos de chamado que Deus faz á pessoa humana.

Vocação à Vida

O 1º chamado que Deus nos faz é o chamado á Vida; portanto podemos afirmar que “Deus está na origem de toda vida, da nossa própria vida (…) Deus é, nós existimos.(…) Deus nos chamou e nos chama para a vida”.( Soubias, Hervé . Como discernir sua vocação?; ed. Paulinas, 1999). A raiz de toda vocação está na certeza do chamado á vida. “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado á luz eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações” (Jer. 1,5).

Na Bíblia, a vocação é sempre compreendida como missão ( Gn 12,1-8; Ex.3,1-15; Lc. 1,26-38; Jer. 1,4-10 …), por isso todo(a) vocacionado(a) deve ter a consciência de que a vocação não é para si, mas para a Igreja = serviço aos irmãos(ãs) por amor e doação.

Vocação à vida cristã = ser Igreja

Ser cristão é viver o “ser pessoa” á luz da fé e da mensagem de Cristo. É viver a união com Cristo, assumindo o Batismo, sendo membro ativo em comunidade, dando testemunho do Reino.

É pertencer a uma comunidade de fé, onde a Palavra, a Eucaristia, o Testemunho, são vividos e comunicados. Ser Igreja significa: anunciar a Palavra de Deus . É comprometer-se na luta por um mundo mais justo, solidário e humano. Depois de chamar Deus espera uma resposta; uma adesão consciente. Algumas vezes esta resposta é imediata (Gn 12,4; Is. 6,8), outras vezes com medo (Jer. 1,6).

E você, como está respondendo ao chamado que Deus lhe faz?

Vocação à Vida Religiosa Consagrada

Todo cristão é chamado a seguir Jesus Cristo, mas alguns sentem um desejo de seguí-lo de maneira mais radical através da doação total de suas vidas. A Religiosa Consagrada segue Jesus Cristo de forma mais radical, por isso, consagra-se a Deus pelos votos de pobreza, obediência e castidade. Vive em comunidade, colocando-se a serviço da Igreja e dos irmãos com total gratuidade.

O amor a Jesus se concretiza em serviço aos irmãos na Igreja e no mundo. A Palavra, a Eucaristia, a vida fraterna, o serviço tornam-se fontes inesgotáveis de experiência e de confirmação.

Na Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, as irmãs são chamadas a manifestar ao mundo a compaixão do Pai Providente revelada em Jesus Cristo, no seu gesto de alimentar a multidão faminta e desamparada. É um chamado a “dar-lhes de comer” (Mc 6,30-44).

PARA REFLETIR: OUVI A TUA VOZ

Senhor, ouvi a tua voz porque me chamaste. Tu gostas de chamar… Chamaste outrora Abraão, Moíses… Maria, os Apóstolos, Paulo, Madre Gertrudes… um a um. E teu chamado continua, através dos tempos, no mistério da Igreja!

Chamaste homens e mulheres e … a mim também! Chamaste-me Senhor; eu ouvi a tua voz. Voz intima, penetrante, delicada, respeitosa. Era uma presença e um convite. Eras Tu!

Senti, Senhor, a tua força, larguei tudo e parti, depois de cortar todas as amarras! Como Abraão deixei casa, terra, família. Como Paulo deixei-me a mim, deixei os meus sonhos, meus projetos, meus ideais…

Eu parti e tudo perdi de vista… Fiquei preso á voz que em chamou.

Senhor, ouvi a tua voz… Quero assumir Teu projeto

“Senhor, eis-me aqui! Envia-me!!” (Autor/a desconhecido/a)

E você, já descobriu sua vocação? Que sentido tem dado a sua vida?